Doenças na Criação de Gado: Diarréia em Bovinos

Produção Bovina e a Diarréia Viral Bovina no Pós Parto

Uma doença bovina comum que acomete os bezerros no pós-parto é a diarréia viral bovina. O gado com bvd bovina é caracterizado por apresentar fezes líquidas que podem ter as mais diversar aparências, desde a amarela viva, pasando por esverdeada, preta e vermelha, até mesmo com sangue vivo. Um diagnóstico seguro do causador da diarréia em bovinos pela cor das fezes não pode ser dado, mas conseguimos chegar a alguns componentes destas fezes e a partir daí realizar o tratamento mais eficazmente. Contudo, a grande importância desta enfermidade é levar o animal à desidratação que normalmente é a causa principal da morte.

O animal que apresenta esta doença bovina se mostra triste, muitas vezes apresenta respiração acelerada, não se alimenta de forma adequada e vai aos poucos apresentando sinais de desidratação, como olhos fundos, pele seca, entre outras, e por fim as extremidades apresentam baixa temperatura sendo que o próximo estágio é a morte. Em casos assim, quando o criador de gado observar os primeiros sinais de desidratação, o animal deve ser socorrido o mais rápido possível através da ingestão de líquidos por parte do gado. Podemos lançar mão da hidratação oral em primeira mão. Podem surgir casos de diarréia bovina de causa nutricional, quando os animais não estão acostumados com determinado tipo de alimentação, como por exemplo, um novo tipo de ração que talvez esteja contaminada por fungos ou outros microorganismos. Nos casos mais graves, um veterinário deverá ser chamado.

Doenças na Criação de Gado: Diarréia em Bezerros

Doenças na Criação de Gado: Diarréia em Bezerros

Doença do Gado: Micose na Criação de Bezerros no Pós Parto

Outra doença do gado comum no pós-parto são as micoses. Há um tipo de micose denominado “tinha”, que é caracterizada por causar lesões de placas arredondadas que aparecem com maior frequência na região do pescoço e cabeça. São placas que variam de tamanho, em geral  têm a forma arredondada, mais comuns em criatório coletivo. Normalmente, não causa maiores danos ao rebanho de gado e pode ser tratado com relativa facilidade. A utilização de tintura de iodo tem efeito satisfatório, desde que aplicada todos os dias, até o desaparecimento das lesões. Esta enfermidade é muito comum na criação de gado em que há grande concentração de animais. Quando a criação de bezerros não é feita em bezerreiros individuais, ou seja, em bezerreiros coletivos, onde os bezerros permanecem muito tempo juntos, o aparecimento de “tinha” é comum.

Controle da Diarréia Bovina no Pós Parto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>